sexta-feira, 25 de março de 2022

Minha experiência com tecnologias

            Aprender sobre tecnologias sempre fez parte da minha lista de interesses, sou professora fiz o antigo normal atuei por 8 anos da Educação Infantil ao 5º ano, hoje sou professora de Ciências e Biologia formada pela UERJ-FFP e sempre busquei melhorias em meu conhecimento para desenvolver uma prática mais rica. Nos anos de 2013 a 2015 eu fiz uma especialização em educação tecnológica pelo Cefet/RJ e o tema do trabalho final foi Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o professor de Ciências.  

            A disciplina de Informática em educação veio em um tempo de grande expectativa, estamos saindo do ensino remoto e, apesar de conhecer as tecnologias eu nunca havia usado como forma única de aulas, além disso, os meus alunos de escola pública possuíram dificuldades para acessar, assim essa disciplina foi por mim esperada como forma de trazer novos conhecimentos para que eu pudesse trabalhar com meus alunos. 

            Trabalhei de 2011 a 2015 com produção de aulas digitais, mas muita coisa mudou de lá pra cá, por isso, quando me inscrevi na disciplina no início do semestre meu desejo era me atualizar e agregar novos conhecimentos especialmente nesse período incerto da Pandemia.

            Capelli e Motta (2019) citam que “precisamos aprender a utilizá-las da melhor forma” e falam sobre uma formação para esse fim que visa desenvolver algumas habilidades, segundo as autoras muitas vezes optamos pelo uso de uma tecnologia porque sabemos utilizá-la melhor e não porque naquele momento ela seja a mais apropriada, assim, essa formação citada por elas se torna imprescindível entrando escolas e universidades nessa formação para que seja bem estruturada o letramento digital dos futuros professores para que façam escolhas pedagógicas/tecnológicas pertinentes a situação. Desta forma a tecnologia será utilizada de forma mais eficiente.

    


        Dentre tantas atividades que acredito serem importantes o trabalho com o uso do celular certamente irá acrescentar muito ao processo de ensino aprendizagem, desta forma, apesar de conhecermos a tecnologia, saber aplicar a mesma dentro da escola é muito importante. Fiquei muito assustada ao perceber que meus alunos possuem celular, mas não sabem mexer em e-mail, por exemplo, então apresentar certas funcionalidades aos alunos se faz importante.

Referências Bibliográficas: 

  • Cappelli, C. ; Motta, C. L. R. . Cultura Digital. Computação Brasil, p. 16 - 18, 01 dez. 2019. Dados em: https://www.sbc.org.br/images/flippingbook/computacaobrasil/computa_41/pdf/CompBrasil_41.pdf Acesso 25/03/22

3 comentários:

  1. Olá Priscila.
    Gostei muito de sua abordagem, com sua vasta experiência é notável que temos um obstáculo imenso pela frente em relação a nossa educação. Para que possamos inserir muitas pessoas, que ficaram de fora desse ensino remoto principalmente na pandemia, por não terem acesso a Internet ou nem possuírem um aparelho de celular. Essa Dicotomia social custará muito no futuro em relação a nossa educação, pois cada vez mais ficará evidente quem tem condições de acompanhar o ritmo tecnológico ficará muito a frente de quem nem sabe o que é um aparelho móvel.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Priscila, muito boa e inspiradora o seu relato, a forma como você se aproximou do uso das tecnologias para a sua prática pedagógica. Além de trazer conteúdo e conceitos importantes sobre a utilização da tecnologia na educação. Excelente, a indicação do vídeo “Como a tecnologia está mudando a forma de dar aulas”. A importância de se pensar a metodologia do ensino junto ao uso dos recursos tecnológicos. E principalmente pensar quais as melhores estratégias de ensino e de avaliação.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Priscila! Muito interessante o vídeo que você postou. Gosto muito desse vídeos curtos do canal GNT e achei, inclusive, que esse recurso deixou seu post mais interessante. A ideia de quebrar a leitura com um vídeo deixa o aprendizado mais dinâmico e estimulante. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Atividade de Investigação

Atividade : Importância dos fatores abióticos: registros fotográficos Objetivo : Compreensão da importância de fatores abióticos ao meio amb...